13 de março de 2017

Futebol: História do Esporte no Rio Grande do Sul



"A bandeira no estádio é um estandarte, a flâmula pendurada na parede do quarto. O distintivo na camisa do uniforme, que coisa linda, é uma partida de futebol."
- Skank

Se tiver uma coisa que o Brasileiro é apaixonado, com certeza essa coisa é o futebol.
Imagem: Meu Brasil não tem preço
Por isso, nessa matéria vamos falar sobre o futebol no Rio Grande do Sul, que para começo de conversa, você leitor, já deve escolher se prefere Grêmio ou Internacional, porque aqui é assim, ou você é Colorado ou você é Gremista.

Mas calma ai Tina, e os outros times?
Então, aqui na maioria das vezes torcemos sempre para mais de um time, ou seja, um time da capital e um, ou mais times, do interior do estado.

Bem, dizem que mulher não entende de futebol, mas vou provar o contrário nessa pequena conversa. Vocês acreditam que eu até já fui goleira na época de escola? E olha que meu time não tinha do que reclamar não viu? Haha

Mas para iniciar nossa conversa, vamos falar do time de futebol mais antigo do Brasil, que é o Sport Club Rio Grande, que fica na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Ele foi fundado em 19 de julho do ano de 1900, e o mais incrível, é que este time ainda existe e ainda está em atividade.


Imagem: Google

Além deste time, entre os dez mais antigos ainda podemos encontrar mais dois times Gaúchos, o Esporte Club 14 de Julho, que é o terceiro time mais antigo, fundado em 14 de julho de 1902 na cidade de Santana do Livramento, e como o sexto time mais antigo, está o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, sediado na capital Gaúcha, Porto Alegre, fundado no dia 15 de setembro de 1903.

Bom, não vamos listar a data de fundação de todos os clubes Gaúchos porque são muitos e o post ia ficar imenso.

Mas continuando (...)


Imagem: Google
  O primeiro campeonato disputado no estado foi no ano de 1906 na cidade de Santana do Livramento, porém, a primeira liga do estado foi formada em Pelotas no ano de 1907.

Já no ano de 1918 foi realizado um encontro com representantes de todas as ligas que haviam no estado naquela época, o intuito era de unificar todas, assim, formando apenas uma liga estadual, nascendo então, a Federação Rio-Grandense de Desporto, que hoje é conhecida como Federação Gaúcha de Futebol.

Imagem: Federação Gaúcha de Futebol
 Tocando a bola, vamos falar sobre a Federação Gaúcha de Futebol, que é quem gerencia os campeonatos profissionais e amadores do estado. São eles também, que apresentam os árbitros, fazem lista de torcedores proibidos de entrar nos estádios, entre diversas outras atividades que cabem somente a eles organizarem e realizarem.

Os campeonatos amadores se dividem em: Estadual Júnior, Estadual Juvenil A, Estadual Juvenil B, Copa Sub 19, Estadual Infantil e Copa Ipiranga Sub 20.

Já os campeonatos profissionais são divididos em: Divisão de Acesso, Super Copa Gaúcha, Segunda Divisão, Recopa Gaúcha e o nosso Famoso Gaúchão.

Imagem: Coletiva Net
O Gaúchão é como se fosse à copa do mundo dos times Gaúchos.
Não existe algum time daqui, que nunca tenha sonhado em ser campeão e levantar a taça deste título, e com certeza é o campeonato que mais pega fogo no estado.

Umas das coisas que chamam muita atenção no estado do Rio Grande do Sul são os clássicos que costumam ocorrer nos campeonatos.
E cá entre nós, além de muito disputados, tem alguns com nomes bem exóticos, como CAJU (Caxias x Juventude), JUVENAL ( Juventude x Internacional), AVECRUZ (Avenida x Santa Cruz), BRAPEL (Grêmio Esportivo Brasil x Pelotas), entre outros.

Porém nosso maior clássico de todos, em que o estado praticamente para pra assistir, é quando se trata do grande GRENAL (Grêmio x Internacional)!

Imagem: RSEsporte
E falando em GRENAL, o primeiro jogo deles ocorreu em 18 de julho de 1909, tendo como resultado, a goleada Tricolor de 10 x 0 em cima do Colorado, que havia sido recém fundado no dia 4 de abril do mesmo ano.

Porém, o GRENAL não fica só ai, nas disputas, este clássico, também foi o primeiro do país a ter uma torcida mista. Isso mesmo, torcedores dos dois times podem se sentar juntos em uma parte isolada da arquibancada. Sendo assim, você pode ir lá assistir o clássico acompanhado da família, dos amigos, namorado (a), enfim, todos podem ficar juntos e de uma forma muito segura, bacana né?!


Imagem: Aqui é Grenal
Por ser um grande clássico, há diversas “brincadeiras” os envolvendo, têm partidas de futebol dos guris na rua, Grenal da paz com pessoas comuns que vestem a camisa de seus respectivos times, e é uma tradição realizar essas ações no final do ano, para arrecadar alimentos, roupas e etc.

 Aaah e dessas ações, o perdedor tem que puxar o vencedor em cima de uma carreta pela avenida das cidades, ou tem que realizar vários outros micos bem divertidos, justamente para trazer alegria e mostrar que esse clássico é muito mais que uma simples partida de futebol.

Eu particularmente sou torcedora Gremista com muito amor, mas também tenho outros times do coração como o Veranópolis, Nova Prata, Passo Fundo e Caxias.

Imagem: Google
Não sou fanática, mas sempre que posso estou torcendo por algum deles, mas claro, sempre que algum time Gaúcho está jogando contra qualquer outro time do resto do Brasil, eu sempre vou torcer pelos Gaúchos né? Haha
 (Mesmo que seja um dos maiores rivais dos meus times do coração).

Há pesquisas que afirmam que o Grêmio tem a maior torcida do Rio Grande do Sul, e bem, eu sou suspeita a falar, mas acredito nisso.

Mas de qualquer jeito, quem sai ganhando são os fãs dos clássicos, que contam com toda aquela beleza de céu e inferno colorindo as arquibancadas, quando se junta às cores dos dois times.

Imagem: Google
  Futebol é tudo isso e um pouco mais, além de ser um ótimo passatempo, tanto para quem só fica na torcida ou para quem joga nos finais de semana. E seja lá qual for a sua preferência, lembre-se que devem manter a harmonia com as torcidas dos times adversários, tendo rivalidade apenas em campo e na tabela do campeonato. Que o respeito esteja à cima de tudo, e que o espírito de companheirismo prevaleça perante as desavenças.

Imagem: Google
 Bem, espero que tenham gostado da matéria, isso é só um pouquinho do que é o futebol aqui no Rio Grande do Sul, espero em breve, trazer mais novidades desse gênero a vocês.

Mas agora, chega mais e me conta: Você gosta de futebol? Qual seu time do coração?

 Em caso de curiosidade ou dúvidas, deixem aqui nos comentários.

E-mail: martinabaptista@gmail.com



Hasta luego, beijos de luz da Tina!

Nenhum comentário:

© BLOg gisele ovitski - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo