21 de fevereiro de 2017

Decoração com materiais reutilizados



Ultimamente o mundo anda sobrecarregado de materiais que as pessoas julgam ser lixo, mas e se eu lhe disser que este é um julgamento equivocado? E que, há sim, muitos meios de reutilizar grande parte destes materiais?

Pois bem, quem me segue no instagram (AQUI), já percebeu que deixo umas dicas de decoração com materiais reciclados, (como essa dica AQUI), e é sobre isso que vamos tratar neste post: Decoração com materiais reutilizados!

Todo mundo procura deixar a sua casa com a sua cara, procurando sempre móveis e objetos de decoração que transmitam o seu estilo, mas ao invés de comprar, por que não fazer você mesmo a sua decoração?

Além de deixar o local exatamente do jeito que planeja, você ainda pode ajudar o meio ambiente e distrair sua mente, como uma forma de terapia.

Foto: Site Mais Paletes

Um material muito bom para utilizar em decoração são os paletes.
Paletes são aquelas placas de madeiras, que são muito usados nas indústrias e comércios, nos transportes de materiais.

Por exemplo: Os pacotes de alimentos são empilhados em cima dos paletes e mais tarde, são transportados.

Para obter os paletes, você pode ir até uma empresa e pedir, pois muitas vezes eles descartam esse material por julgar não terem mais utilidade. Se você for aos supermercados ou lojas, é capaz de também te entregarem. Só pedir com educação!

Bom, agora que vocês sabem o que são os paletes, vamos para a parte divertida: Soltar a imaginação e criar arte!

Você pode utilizar os paletes para fazer móveis para a sua sala, como sofás, mesas de centro, estantes e tantos outros.
Imagem: Site Casa e Construção, Blog Érika Mileyse e Site Decoração Interiores.

Você pode também, escolher em deixar o palete com a cor normal, que dá aquele toque bem rústico ao ambiente, ou pintar, que também fica bem legal.

Aaah, provavelmente vai ser necessário lixar o palete para deixar liso, pois ele vem com muitas farpas, e também é aconselhável que seja pintado com verniz, pois ajuda na sua conservação.

Além de moveis para sala, você pode criar móveis para o seu quarto, como a cama, o criado-mudo, a cabeceira, o guarda-roupa, até beliche dá para você fazer.

Foto: Site Vanessa Quirino, Site Revista Casa Decorada, Site MixLar e  Pinterest.

Mas atenção, se você for criar algo para uma criança, é muito importante que os paletes estejam em um ótimo estado. Eles precisam estar totalmente lixados, pintados com verniz e muito bem fixados, para assim, evitar acidentes, porque todo mundo sabe que criança gosta de pular, escalar, se pendurar, então tem que tomar muito cuidado ao fazer móveis para eles, principalmente se for algo que vai ficar no quarto, que é onde as crianças ficam mais tempo sozinhas.

Mas Tina, dá pra fazer algo pra a cozinha?
Claro que sim!

Além da mesa e das cadeiras, você pode fazer os armários, os suportes de objetos, suportes para pia e o fogão, até a ilha de centro da cozinha pode ser feito de paletes, bacana né?!

Imagem:  Pinterest, Site Casa e Construção, Site Niina Secrets, Blog Coisa de Menina Crescida, Site Ciclo Vivo, Site Artesanato e Reciclagem.

Mas vamos lembrar que na cozinha, principalmente onde fica a pia, os paletes precisam estar muito bem instalados e vedados, para não correr o risco de vazamento de água, pois como ele é feito de madeira, pode ocorrer de apodrecer o material e não queremos que as coisas estraguem, não é mesmo?

Aaah, no banheiro também pode ser utilizado o palete. Você pode usar o material como armário, suporte para toalhas, espelho e papel higiênico.

Foto: Site Pinterest e Site Joia de Casa
Se elaborar algo para o seu banheiro, lembre – se do cuidado que se deve ter com a cozinha: ficar atento com a água, pois se cair algumas gotas onde não deve, pode estragar tudo o que você fez.

Mas apesar das dicas acima, os paletes não serve apenas para fazer móveis, eles podem ser usados para suporte de vasos de plantas, (aquelas que precisam ficar suspensas), decoração para sala, para o quarto, pode-se fazer prateleiras, tudo o que você quiser.

O que vale é a imaginação e a criatividade estarem soltas. Você pode pintar, pode colar, pode pregar, fazer o que lhe der vontade.

Utilizando os paletes, você estará não só decorando sua casa de uma forma única, deixando seu cantinho com a sua cara, mas também estará ajudando o meio ambiente, salvando o planeta de um modo simples.

Gostaram da dica? Comentem se vocês já fizeram algo. Quero saber tudinho!

E-mail: martinabaptista@gmail.com
Hasta luego, beijos de luz da Tina!

2 comentários:

Selma Barbosa disse...

Apesar de gostar de uma decoração mais rústica com jeito de fazenda, ainda prefiro os pallets na varanda, jardim ou qualquer área com plantas. Tem uma parede aqui no apartamento em que moro que não tem nada e não é suficiente larga pra pôr quadros, então penso em seriamente fazer um jardim vertical lá usando os pallets.

Adorei todas as ideias, principalmente os do banheiro. ♥

Com carinho,
Conto Paulistano.

Martina B. Silveira disse...

Oii Selma, isso mesmo, decorações ao ar livre com paletes ficam divinas também! E um jardim vertical é bem um exemplo que falei sobre as plantas suspensas, sem falar que deixa a casa linda! Quando fizer manda fotos pra gente!

Beijos de luz! :*

© BLOg gisele ovitski - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo