23 de janeiro de 2017

Vegano e Vegetariano , você sabe as diferenças?


Nos últimos meses de 2016, por conta de minhas fortes dores com a gastrite, meu querido médico resolveu mudar toda a minha alimentação, e nesse processo, acabei embarcando em dois tópicos: Veganismo e vegetarismo.

Imagem Google
Do vegetarismo já conhecia um pouco, pois não sou fã de carne, e sempre que falei isso, às pessoas diretamente me ligavam a esse gênero. Porém, confesso que conhecia o básico do básico, e o que mais me assustou foi saber que as pessoas ainda ligam esse gênero ao veganismo, que sim, é muito diferente.

Vamos falar sobre essas diferenças e entender um pouco mais sobre eles?
Siga o texto:

Vegetariano: Pois bem, o vegetarismo como todos sabem, é um regime alimentar que exclui o consumo de carne, ele se baseia somente no consumo de alimentos de origem vegetal, e existem várias razões por uma pessoa optar por seguir esse gênero.

Foto: Pingo e Bicharada

Vegano: Já o veganismo se trata não só de um regime alimentar, mas sim, de um estilo de vida. Quem adere a esse gênero alimentar, se propõe além de não comer, a não usar nada que seja derivado da exploração dos animais. Ou seja, não usa nada de lã, couro, seda, pele e não come nada de carne, mel,ovos e derivados de leite.

Como o veganismo é um estilo de vida, ele também não usa nada que seja testado em animais, como xampus, maquiagens, sabonetes, remédios e por ai se vai.

E embora os veganos sejam uma espécie de vegetarianos mais restritos, mais sérios, os dois não são as mesmas coisas, perceberam né? Haha

Imagem Google
O vegetariano adota esse estilo alimentar, muitas vezes, por questões de saúde ou religiosas, já os veganos, acreditam que os animais não precisam ser sacrificados para atender as necessidades humanas, ou seja, seguem o gênero por ética aos animais.

E ao contrário dos que muitos pensam, existem mil outros alimentos que substituem a carne e são muito mais saudáveis. Sem falar, que ultimamente muitas marcas estão criando produtos para esses gêneros e estão se dando muito bem neste mercado.

Sem falar que existem vários blogs que passam umas receitas deliciosas, juro que ainda faço um novo post sobre isso. Ok?


Imagem Google

A vontade de me tornar vegana, não minto, é muita! 
Porém, infelizmente na minha cidade o mercado para esse gênero é super escasso. É uma cidade teoricamente pequena então não há muita preocupação, e comprar por internet ainda não acho confiável.

Mas é como citei acima, para se adaptar a esses estilos leva certo tempo. Somos acostumados desde a criança a consumir a carne, o leite e os demais produtos derivados de animais. No meu caso está sendo fácil, pois sempre fui à diferentona, não tomo leite e não sinto falta de carne, ovos e coisas desse gênero.

Eu não sou adepta da carne desde criança, para ser bem verdadeira, comecei a comer carne quando estava com 14 anos, que foi o ano que entrei para o grupo de danças Gaúchas, porém, sozinha, não como e não sinto falta.

Então nessa minha dieta que tive que excluir a carne, foi super de boa, pois já tenho esse costume desde criança, mas se for optar por mudar, vai aos poucos, pois o corpo se acostuma e leva certo tempo para ele se adaptar a nova rotina.

Imagem Google
Se você pretende mudar, consulte um nutricionista e veja qual é a melhor forma para seu corpo se adaptar a essa mudança ok?

Aaah, e não vamos mais confundir os dois né?! Haha

E vocês, o que acham desses estilos?
Deixem nos comentários suas opiniões.

Espero que tenham gostado.
Mil beijos da Gi :*

6 comentários:

Emilly Santtos disse...

Que post legal, super útil. Não sabia tanto sobre esta diferença, o post ficou super completo e ainda pude aprender um pouco mais, incrível.
Amei o blog, voltarei mais vezes sem dúvidas... Sucesso!

www.abitoffashioneb.blogspot.com

Giselle Ovitski disse...

Oi Emilly, que bom que gostou. Fico super feliz ! São diferenças bem básicas, mas bem uteis haha. Obrigada pela visita, volte sempre.

Beijoos

Paloma Alves disse...

Essa é a melhor parte dos blogs: aprender algo que você nem imaginava. Eu sempre ouvi falar em vegano e vegetariano, mas sempre achei que fosse a mesma coisa. O post ta incrível demais. <3

www.amordevaranda.com

Giselle Ovitski disse...

Oi Paloma, amei sua visita e os elogios. Eles sempre são confundidos mesmo, mas realmente são bem diferentes, espero trazer mais sobre eles logo, logo. Mil beeijos :*

Palavras Repetidas disse...

Sou vegetariana há um ano e estou em transição pro veganismo, espero um dia poder chegar a esse estado de amor absoluto ♥

Giselle Ovitski disse...

Ain que amor, só não conseguir ser por não ter nada no estilo vegano em minha cidade, mas quando acho sempre compro e amo. Vai super amar <3

© BLOg gisele ovitski - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo